Oi amigos leitores, sabemos nós que os
alunos apresentam dificuldades de visualizar a seleção natural na
prática, já que é um conceito abstrato que necessita o entendimento de muitas
variáveis.
Através dessa prática que apresentaremos a seguir, é esperado que o
conteúdo se torne mais claro e coeso para os
alunos.
Objetivo da prática
Objetivo da prática
Facilitar o entendimento de evolução e seleção natural vinculando a elementos do cotidiano, pois sabemos que vinculando temas de aula ao cotidiano, o aluno não somente decora a aula, mas sim aprende, sendo levado a isso "involuntariamente" atráves da curiosidade e interesse que geralmente os estudantes tem para atividades práticas interativas.
Materiais
a) Duzentas miçangas sendo 50 verdes, 50 pretas,
50 amarelas e 50 vermelhas;
b) Bolsa ou recipiente pequeno para cada grupo;
c) Campo de futebol ou um gramado
Procedimento
Leve os alunos para um gramado como um jardim, um campo de
futebol ou uma praça; tendo previamente espalhado as 200 miçangas por ele. Os
alunos terão que coletar desse gramado as miçangas que você espalhou, por um
tempo limitado (em torno de 2 minutos, conforme o tamanho do gramado e número
de alunos). Para essa tarefa, os alunos terão de utilizar apenas a visão. É,
portanto,proibido passar a mão na grama ou utilizar os pés para achar as
miçangas. Peça
ainda aos alunos que usam óculos para que os retirem. Se a
sala for composta de
muitos alunos que usam óculos, monte um grupo com a maioria
desses alunos.Cada grupo deve colocar as miçangas achadas em uma bolsa do grupo
para contagem posterior;
Ao retornar à sala,
faça a contagem das miçangas de cada grupo, elaborando
uma tabela com os números respectivos;
Discussão:
Relacione as miçangas
com insetos e os alunos com os predadores destes.
Revele à sala a quantidade inicial de miçangas de cada
cor.Questione e discuta por que o número de miçangas apanhadas (de cada
cor)variou. As miçangas verdes tendem a ser menos coletadas pela dificuldade de visualização, pois não provocam grande contraste (já que o
gramado também é verde). Assim, o conceito de adaptação pode ser desenvolvido,
justificado pela sobrevida
e consequente reprodução preferencial dos insetos verdes(representados pela miçanga
verde) que não foram apanhados pelos predadores(alunos). "Genes e traços,
portanto, aumentam ou decrescem em suas frequência.
Dicas ao professor
- Questione se o ambiente no qual foi realizada a aula fosse modificado ao longo do tempo, como por exemplo, se novas espécies de plantas se estabelecessem nesse local, e os seres vivos residentes tivessem de sobreviver a estas novas condições esses seres vivos permaneceriam os mesmos ou não?
- Questione o que cada aluno entendeu por seleção natural?
Por Rosângela Gonçalves
Bibliografia:
Freitas, B.P. & Rocha,
G.T., Departamento de Genética, Instituto de Biociências,UNESP, Botucatu, SP.
3 comentários:
Otimo, Excelente , Conteudo amplo e bem diversificado
Obrigada Pablo Lopes!
Olá Rosângela,
parabéns pela prática.
:)
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