quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prática 17- Seleção natural

Oi amigos leitores, sabemos nós que os alunos apresentam dificuldades de visualizar a seleção natural na prática, já que é um conceito abstrato que necessita o entendimento de muitas variáveis.
 Através dessa prática que apresentaremos a seguir, é esperado que o conteúdo se torne mais claro e coeso para os  alunos.

Objetivo da prática


Facilitar o entendimento de evolução e seleção natural vinculando a elementos do cotidiano, pois sabemos que vinculando temas de aula ao cotidiano, o aluno não somente decora a aula, mas sim aprende, sendo levado a isso "involuntariamente" atráves da curiosidade e interesse que geralmente os estudantes tem para atividades práticas interativas.

Materiais

a) Duzentas miçangas sendo 50 verdes, 50 pretas, 50 amarelas e 50 vermelhas;
b) Bolsa ou recipiente pequeno para cada grupo;
c) Campo de futebol ou um gramado

Procedimento

Divida a sala em grupos de modo que cada grupo tenha em torno de 6 alunos.
Leve os alunos para um gramado como um jardim, um campo de futebol ou uma praça; tendo previamente espalhado as 200 miçangas por ele. Os alunos terão que coletar desse gramado as miçangas que você espalhou, por um tempo limitado (em torno de 2 minutos, conforme o tamanho do gramado e número de alunos). Para essa tarefa, os alunos terão de utilizar apenas a visão. É, portanto,proibido passar a mão na grama ou utilizar os pés para achar as miçangas. Peça
ainda aos alunos que usam óculos para que os retirem. Se a sala for composta de
muitos alunos que usam óculos, monte um grupo com a maioria desses alunos.Cada grupo deve colocar as miçangas achadas em uma bolsa do grupo para contagem posterior;
 Ao retornar à sala, faça a contagem das miçangas de cada grupo, elaborando
uma tabela com os números respectivos;

Discussão:

 Relacione as miçangas com insetos e os alunos com os predadores destes.
Revele à sala a quantidade inicial de miçangas de cada cor.Questione e discuta por que o número de miçangas apanhadas (de cada cor)variou. As miçangas verdes tendem a ser menos coletadas pela dificuldade de visualização, pois não provocam grande contraste (já que o gramado também é verde). Assim, o conceito de adaptação pode ser desenvolvido, justificado pela sobrevida e consequente reprodução preferencial dos insetos verdes(representados pela miçanga verde) que não foram apanhados pelos predadores(alunos). "Genes e traços, portanto, aumentam ou decrescem em suas frequência.


Dicas ao professor

- Questione se o ambiente no qual foi realizada a aula fosse modificado ao longo do tempo, como por exemplo, se novas espécies de plantas se estabelecessem nesse local, e os seres vivos residentes tivessem de sobreviver a estas novas condições esses seres vivos permaneceriam os mesmos ou não?

- Questione o que cada aluno entendeu por seleção natural?



 Por Rosângela Gonçalves

Bibliografia:
Freitas, B.P. & Rocha, G.T., Departamento de Genética, Instituto de Biociências,UNESP, Botucatu, SP.


                                                    

3 comentários:

@pablo lopes@ disse...

Otimo, Excelente , Conteudo amplo e bem diversificado

Unknown disse...

Obrigada Pablo Lopes!

Mylle Matias disse...

Olá Rosângela,

parabéns pela prática.

:)

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