Introdução
Este experimento ensina a prepararmos cromossomos utilizando canudinhos coloridos. Com esta base podemos explorar diversos aspectos e conceitos de genética, como duplicação de homólogos, crossing over dentre outros inúmeras possibilidades.
Materiais necessários
Canudos de plástico (diversas cores)
OBS: Preferência por cores com tonalidades parecidas
Tesoura; Canetas hidrocor
Arames coloridos (de pão de forma etc)
MONTANDO O CROMOSSOMO:
- Cortar os canudinhos em pedacinhos de vários tamanhos e cores dependendo do
número dos genes a serem representados.
- Usar pedaços de canudinhos brancos para identificar as regiões da molécula de
DNA onde não há genes propriamente ditos.
- Encaixar os pedaçoes de canudo um dentro do outro, montando os cromossomos
hipotéticos.
- Quando esquematizar cromossomos homólogos, utilizar as mesmas cores com
tonalidades diferentes, para os genes alelos diferentes e tonalidades iguais
para genes alelos iguais. (Diferenciação pode ser feita com a caneta caso não
encontre cores próximas)
- O centrômero será esquematizado utilizando-se os arames coloridos. Escolha a
posição do centrômero.
OBS: É importante lembrar que esse é um modelo didático simplificado e não
reflete exatamente a estrutura e organização dos cromossomos. Quando
necessário, o professor pode deixar claro para o aluno que simplificações foram
feitas.
PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Duplicação dos cromossomos durante a fase S da interfase:
Nessa fase há a duplicação do DNA e cada cromossomo passa a ser constituído por
duas cromátides (cromátides-irmãs), ligadas pela região do centrômero. Note que
as cromátides-irmãs possuem alelos idênticos, pois são fruto da duplicação do
DNA.
É Importante ter o cuidado para que as cromátides-irmãs tenham o mesmo número
de genes (pedacinhos de canudos) e nas mesmas cores. Essas duas cromátides
devem estar ligadas pelos centrômeros (arames coloridos).
Crossing over em cromossomos homólogos:
O crossing over ocorre durante a Prófase I da meiose, e há troca de material
genético entre cromossomos homólogos. As cromátides homólogas se entrelaçam,
sofrem quebras e fazem permuta de segmentos cromossómicos, havendo assim troca
de genes e serve para aumentar a variabilidade genética das células-filhas.
Para realizar este processo nos canudinhos, basta realizar a troca de segmentos
de canudo simulando um crossing over.
Conceitos que poderão ser trabalhados com o modelo:
- Diferença entre o cromossomo simples (apenas uma cromátide) e o cromossomo
duplicado (duas cromátides)
- Cromátides-irmãs (mesmo cromossomo) e cromátides não-irmãs (entre cromossomos
homólogos).
- Visualizar genes localizados no mesmo cromossomo (genes ligados) e genes em
cromossomos diferentes.
- Exemplificar o processo de crossing over.
- Trabalhar o conceito de segregação independente (2ª. Lei de Mendel) para
genes localizados em cromossomos diferentes.
- Trabalhar a relação da distância entre os genes localizados no mesmo cromossomo
e os mapas gênicos.
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