sábado, 19 de janeiro de 2013

Prática 15- Jogo da memória de Biossegurança laboratorial

Boa noite amigos biólogos, professores, leitores.
Pensando em algo novo para trazermos pra vocês e que se vinculasse a práticas de laboratório veio um tema a cabeça, um tema atualmente muito popular e que se faz necessário conceitos básicos por parte dos alunos antes de qualquer aula em laboratório. Já sabem do que se trata?
Isso mesmo amigo leitor, a biossegurança é uma tema em alta e que merece nossa atenção.

segue uma prática simples que explora a capacidade de memória, a competitividade dos estudantes.

 Desenvolvimento:

Seriam feitos recortes dos símbolos importantes a serem reconhecidos na biossegurança e recortes da reação que tal simbolo causa.

exemplo:

                                                 












                                         








           Aplicação:

Com a possível ajuda de monitores, a turma se dividiria em grupos, cada qual com o seu jogo da memória e um monitor para ajudar na organização. Seria feito um sorteio para início da atividade e cada aluno teria a vez de jogar, e desenvolveria o jogo até o par final. O vencedor de cada grupo poderia receber algum bônus( quem não adora décimos, chocolates, etc. (: )  em nota de prática.

Discussão:

Ao final o professor poderia discutir com alunos:

-Qual a importância do ensino de técnicas de laboratório?

- Qual as consequências de um possível contato com tais materiais?

-E de que forma podemos nos previnir desse contato em laboratório e até mesmo no cotidiano.


Após tudo explicado, o professor pode ainda citar exemplos dos materiais, como raio-x por exemplo que é a radioatividade, afinal todo aluno adora vincular o cotidiano as experiências escolares.


Então é isso, professor construtivista é igual aluno feliz!

Boa prática!

Atc, blogger Por que sou diferente.



Por Blogger por que sou diferente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário