Pensando em algo novo para trazermos pra vocês e que se vinculasse a práticas de laboratório veio um tema a cabeça, um tema atualmente muito popular e que se faz necessário conceitos básicos por parte dos alunos antes de qualquer aula em laboratório. Já sabem do que se trata?
Isso mesmo amigo leitor, a biossegurança é uma tema em alta e que merece nossa atenção.
segue uma prática simples que explora a capacidade de memória, a competitividade dos estudantes.
Desenvolvimento:
Seriam feitos recortes dos símbolos importantes a serem reconhecidos na biossegurança e recortes da reação que tal simbolo causa.
exemplo:
Aplicação:
Com a possível ajuda de monitores, a turma se dividiria em grupos, cada qual com o seu jogo da memória e um monitor para ajudar na organização. Seria feito um sorteio para início da atividade e cada aluno teria a vez de jogar, e desenvolveria o jogo até o par final. O vencedor de cada grupo poderia receber algum bônus( quem não adora décimos, chocolates, etc. (: ) em nota de prática.
Discussão:
Ao final o professor poderia discutir com alunos:
-Qual a importância do ensino de técnicas de laboratório?
- Qual as consequências de um possível contato com tais materiais?
-E de que forma podemos nos previnir desse contato em laboratório e até mesmo no cotidiano.
Após tudo explicado, o professor pode ainda citar exemplos dos materiais, como raio-x por exemplo que é a radioatividade, afinal todo aluno adora vincular o cotidiano as experiências escolares.
Então é isso, professor construtivista é igual aluno feliz!
Boa prática!
Atc, blogger Por que sou diferente.
Por Blogger por que sou diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário