quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prática 13- Enxerto (garfagem) em sala de aula


Uma técnica muito interessante e pouco utilizada e a técnica simples de enxertia com plantas. Essa técnica pode ser utilizada para o desenvolvimento de assuntos envolvidos com a biotecnologia, e a hereditariedade nos vegetais

Para o desenvolvimento seriam necessários:

- O porta-enxerto ( planta base)
- Estilete
- Fita de nilon
- Enxerto ( geralmente citrícos)

Procedimentos:

Com cuidado e sob monitoração do professor, manusear o estilete de forma que corte um " T "  na planta base que alcançe quase a altura do chão, após esse corte deve-se inserir o enxerto e amarrar com a fita de nilon, não deve-se apertar, pois as laterais resultantes do corte da planta base serão os galhos da planta.

 Seguir como ilustra a figura:



 Uma vez obedecidas as recomendações básicas, a enxertia, que é uma técnica agrícola relativamente simples, apresenta sempre percentuais bem elevados de sucesso. Após me média uma semana, já podemos ver se houve ou não o desenvolvimento da planta enxertada.

Caso a prática tenha seguido corretamente, ao fim podemos questionar os alunos:

-O procedimento de enxerto é uma prática de alteração genética?
-Todo enxerto é um transgênico?
- O materia genético das plantas se unem durante essa prática?

Iniciariamos assim uma discussão em sala de aula, a respeito do desenvolvimento e dos resultados da prática apresentada.

Segue a imagem de um enxerto de uma frutífera, onde se pode ver um caule mais curto do que geralmente as plantas dessa espécie possuem.








Faça seu enxerto simples em sala de aula ou use como exemplo a imagem acima fazendo um trabalho em grupo com os alunos e torne a plantinha enxertada o mascote da turma.

Dica: Em sala de aula, caso seja uma atividade dividida em grupos, pode ser feito enxerto de roseira, pois é uma planta mais maleável e com uma maior facilidade ao corte  e que poder mais de um exemplar em sala de aula.

Bom experimento!




Texto de Djenyffer Siqueira / Blogger Porque sou diferente.
Referências:  http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2009/06/em_um_post_sobre_alimentos/
                    http://www.cpafro.embrapa.br/media/arquivos/publicacoes/rt92_enxertiadefruteiras.pdf








2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal, parabéns pela iniciativa!

Mylle Matias disse...

Quando for citar algum site, é mais interessante encurtar o site, assim ajuda a vizualização e também evita colocar um site enorme como fonte... Vocês podem fazer isso nesse site: http://migre.me/criar-url/

Postar um comentário