INTRODUÇÃO
Entre os vários problemas ambientais consequentes da Revolução Industrial está a chuva ácida. A chuva contém um pequeno grau natural de acidez, que por sua vez, não agride o meio ambiente. No entanto, esse processo é intensificado em virtude do grande lançamento de gases poluentes na atmosfera, fenômeno esse, que ocorre principalmente nas cidades industrializadas, com grande quantidade de veículos automotores e em locais onde estão instaladas usinas termoelétricas. Entretanto, em função das correntes atmosféricas, as chuvas ácidas podem ser desencadeadas em locais distantes de onde os poluentes foram emitidos.
OBJETIVOS
*Reproduzir em laboratório o fenômeno que acontece na atmosfera quando óxidos diversos reagem com a água provocando o surgimento de ácidos;
*Possibilitar ao aluno reconhecer e compreender de forma integrada e significativa às transformações químicas que ocorrem no processo natural da atmosfera.
FUNDAMENTAÇÃO.
Pode-se dizer que as chuvas "normais" são ligeiramente ácidas, pois apresentam um valor de pH próximo de 5,6. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando um ácido fraco,conhecido como ácido carbônico.
A chuva propriamente ácida possui um valor de pH inferior a 4,5 e ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de óxidos que, quando combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera em forma de vapor, formam os ácidos nítrico ou sulfúrico.
Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.
MATERIAL
*Reagente Enxofre
*solução de caráter básico (amoníaco)
* Fenolftaleína
* Recipiente com tampa rosqueável
* Proveta
* Bico de Bunsen
* Fio de cobre ou arame.
PROCEDIMENTO
-Coloque 50 mL água no frasco de vidro e adicione 1,0 mL da solução básica
-Acrescente 2 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína ou extrato de repolho roxo (solução alcoólica) nofrasco até que haja uma mudança de cor.
-Fixe o enxofre no fio de cobre e leve ao fogo
-Assim que o enxofre sofrer a queima, transfira-o para o frasco de vidro. Ao observar a formação dos gases, tampe o frasco rapidamente.
-Agite lentamente e o frasco para dissolver os gases na água.
PÓS-LABORATÓRIO
1.Informe a nomenclatura e a função química de cada participante da reação .
2.O que acontece do ponto de vista químico, após a agitação do frasco tampado?
3.Como deve ser o pH no frasco antes e depois da reação?
Dicas ao professor:
-Após a realização do experimento, o docente pode exibir imagens de estruturas, solo, edifícios e outros que foram danificados por ação de chuva ácida.
ex:
Dicas ao professor:
-Após a realização do experimento, o docente pode exibir imagens de estruturas, solo, edifícios e outros que foram danificados por ação de chuva ácida.
ex:
Agora é so diversão com o experimento.
fonte:http://pt.scribd.com/doc/97923183/Praticas-Laboratoriais / Adaptado por blogger Porque sou diferente.
Um comentário:
2.O que acontece do ponto de vista químico, após a agitação do frasco tampado?
Como faço para conseguir a resposta desta questão?
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