“Produzindo Hemoglobina”
Este
jogo está inserido atualmente no Programa “Ciência na UNESP”,
selecionado pela importância do tema tratado – anemia falciforme -
bem como pela forma que o jogo trabalha os conceitos científicos,
convertidos em saber ensinável-assimilável, embasado na Metodologia
da Mediação Dialética.
O
jogo é composto por dois kits, cada um contendo quatro tabuleiros
numerados, com peças representando as moléculas envolvidas na
doença genética em questão (bases nitrogenadas, grupo fosfato,
ribose, desoxirribose, nucleotídeos e aminoácidos).
Fichas informativas sobre o conteúdo de ensino guiam as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e, a passagem de um tabuleiro para outro, é permitida por peças denominadas passaportes, que representam o objetivo ou síntese de cada tabuleiro.
O último tabuleiro contém textos que abordam o tema “anemia falciforme”, fechando a atividade com a produção de um material que expresse o que foi aprendido pelos alunos propondo a articulação dos conceitos trabalhados com a temática social .
Fichas informativas sobre o conteúdo de ensino guiam as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e, a passagem de um tabuleiro para outro, é permitida por peças denominadas passaportes, que representam o objetivo ou síntese de cada tabuleiro.
O último tabuleiro contém textos que abordam o tema “anemia falciforme”, fechando a atividade com a produção de um material que expresse o que foi aprendido pelos alunos propondo a articulação dos conceitos trabalhados com a temática social .
Para
a dinâmica, a classe é dividida em duas equipes, cada uma jogando
com um kit . Sem o conhecimento delas, um dos kits contém a
seqüência do DNA da hemoglobina alterada, a qual se expressa
fenotipicamente em anemia falciforme.
Esta problematização leva a uma interação entre as duas equipes visando entender como esta alteração ocorreu, com a conseqüente aprendizagem do conteúdo científico.
Esta problematização leva a uma interação entre as duas equipes visando entender como esta alteração ocorreu, com a conseqüente aprendizagem do conteúdo científico.
Fotos
do jogo “Expressão
Gênica: Produzindo Hemoglobina”
Autores
Docente:
Maria Eliza Brefere Arnoni
Alunos: Alessandra Laranja, Cristiane
Ruzzante Tamburi, José Márcio Marcatto e Sandra Regina de Carvalho
Marchesin
Referencia
Disponível dia 17/01/13 as 15:30 PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário