“Desvendando o sistema sanguíneo”
Este
é outro jogo, também baseado na “Metodologia da Mediação
Dialética”, que promove o diálogo e participação dos envolvidos,
professor e alunos, voltado para o Ensino Médio, cujo objetivo é
converter o conteúdo cientifico “Genética do Sistema Sanguíneo”
em conteúdo de ensino.
Esse
jogo foi elaborado na disciplina de Didática do Ensino Superior, da
Pós Graduação em Genética e também está inserido no programa
“Ciência na UNESP” . Ele trata de conceitos de biologia celular
e genética, com ênfase no sistema imune.
O
jogo é dividido em quatro etapas, na qual todas as fases da
metodologia da Mediação Dialética, Resgatando, Problematizando,
Sistematizando e Produzindo, são vislumbradas, simultaneamente, no
jogo como um todo
(totalidade
mais abrangente) e, também, em cada uma de suas partes
/etapas
(totalidade menos abrangente).
Na
primeira etapa chamada Conhecendo
a célula,
através de um tabuleiro em forma de G, que representa “Genética”,
os alunos resgatam o conhecimento sobre os pontos básicos e
necessários para as etapas subseqüentes.
Na
segunda etapa Conhecendo
o sistema ABO, os
líquidos de cores diferentes são misturados tendo-se a
representação de todos os genótipos referentes aos possíveis
fenótipos do Sistema ABO. Dessa forma, é possível entender os
processos de transmissão hereditária através do preenchimento de
um heredograma em forma de tabuleiro.
Na
terceira etapa Conhecendo
o Sistema Rh, por
meio da utilização de um outro heredograma e miçangas coloridas o
aluno compreende o fator Rh como sistema sanguíneo e identifica as
bases genéticas para o fenótipo Rh+ e Rh-.
Na
quarta etapa Sistema
ABO e Rh o
aluno relaciona os experimentos das etapas 2 e 3 e através de um
heredograma em forma de tabuleiro os alunos montam todos as possíveis
combinações do sistema ABO e Rh.
Na
quinta e última etapa Entendendo
transfusão sanguínea e Eritroblastose fetal, o
objetivo é propiciar aos alunos uma simulação de transfusão
sanguínea utilizando-se de moldes de chave-fechadura. Por meio de um
tabuleiro ilustrativo o aluno compreenderá as bases genéticas da
eritroblastose fetal.
Fotos
do jogo “
Hemokit: desvendando o sistema sanguíneo”
Autores
Docente:
Maria Eliza Brefere Arnoni
Alunos: Anita de Mello Juares, Viviani Ferreira, Fernanda Grasiela Pietro,
Daniele Ribeiro Contin, Karla Ferreira Zerati, Larissa Paola Venancio
Alunos: Anita de Mello Juares, Viviani Ferreira, Fernanda Grasiela Pietro,
Daniele Ribeiro Contin, Karla Ferreira Zerati, Larissa Paola Venancio
Referencia
Disponível dia 17/01/13 as 15:50 PM
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