quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prática 8 - Sistema sanguíneo



“Desvendando o sistema sanguíneo”


Este é outro jogo, também baseado na “Metodologia da Mediação Dialética”, que promove o diálogo e participação dos envolvidos, professor e alunos, voltado para o Ensino Médio, cujo objetivo é converter o conteúdo cientifico “Genética do Sistema Sanguíneo” em conteúdo de ensino.
Esse jogo foi elaborado na disciplina de Didática do Ensino Superior, da Pós Graduação em Genética e também está inserido no programa “Ciência na UNESP” . Ele trata de conceitos de biologia celular e genética, com ênfase no sistema imune.



O jogo é dividido em quatro etapas, na qual todas as fases da metodologia da Mediação Dialética, Resgatando, Problematizando, Sistematizando e Produzindo, são vislumbradas, simultaneamente, no jogo como um todo (totalidade mais abrangente) e, também, em cada uma de suas partes /etapas (totalidade menos abrangente).

Na primeira etapa chamada Conhecendo a célula, através de um tabuleiro em forma de G, que representa “Genética”, os alunos resgatam o conhecimento sobre os pontos básicos e necessários para as etapas subseqüentes.

Na segunda etapa Conhecendo o sistema ABO, os líquidos de cores diferentes são misturados tendo-se a representação de todos os genótipos referentes aos possíveis fenótipos do Sistema ABO. Dessa forma, é possível entender os processos de transmissão hereditária através do preenchimento de um heredograma em forma de tabuleiro.

Na terceira etapa Conhecendo o Sistema Rh, por meio da utilização de um outro heredograma e miçangas coloridas o aluno compreende o fator Rh como sistema sanguíneo e identifica as bases genéticas para o fenótipo Rh+ e Rh-.

Na quarta etapa Sistema ABO e Rh o aluno relaciona os experimentos das etapas 2 e 3 e através de um heredograma em forma de tabuleiro os alunos montam todos as possíveis combinações do sistema ABO e Rh.

Na quinta e última etapa Entendendo transfusão sanguínea e Eritroblastose fetal, o objetivo é propiciar aos alunos uma simulação de transfusão sanguínea utilizando-se de moldes de chave-fechadura. Por meio de um tabuleiro ilustrativo o aluno compreenderá as bases genéticas da eritroblastose fetal.

Fotos do jogo “ Hemokit: desvendando o sistema sanguíneo”






Autores

Docente: Maria Eliza Brefere Arnoni
Alunos: Anita de Mello Juares, Viviani Ferreira, Fernanda Grasiela Pietro,
Daniele Ribeiro Contin, Karla Ferreira Zerati, Larissa Paola Venancio

Referencia

Disponível dia 17/01/13 as 15:50 PM 

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