domingo, 17 de fevereiro de 2013

Prática 31- Erosão hidríca

É a degradação do solo feita por água  de forma natural porem com a intervenção do homem esse processo pode ser acelerado. Geralmente a erosão é iniciada pela lixiviação  pois quando chove a água penetra no solo arrastando partículas e levantando do solo,nutrientes e sais minerais pela ação da água, como também poluentes dispersos no solo acarretando vários danos no ambiente e para sociedade como na saúde publica. Por tantos motivos a preservação do solo é bastante importante.
 



 Hoje mostraremos uma prática muito legal e que tem muito a ensinar. Se trata de prática sobre Erosão do Solo. Onde iremos poder entender este fenômeno.


Objetivos

Demonstrar como ocorre a erosão hídrica do solo, enfatizando a importância da cobertura vegetal, mostrando em 3 situações diferentes como se dá a ação da água da chuva no desprendimento de partículas e erosão do solo
.

Materiais necessários:
 
3 galões de água 20L.
Solo
Grama viva.
Restos vegetais mortos, serrapilheira (folhas secas, ramos, pequenos
galhos).
3 garrafas PET.
Barbante.

Montagem:

1. Deve-se cortar os três galões de água longitudinalmente, preservando o
bocal e o tampo do fundo.
2. No galão 1 adiciona-se o solo com a grama viva, ou seja, com cobertura
vegetal.
3. No galão 2 adiciona-se o solo com os restos vegetais mortos.
4. No galão 3 adiciona-se somente o solo.
5. As garrafas PET devem ter o fundo cortado, este pedaço da garrafa será utilizado como calço, o calço pode ser feito por qualquer outro material, desde que os calços utilizados tenham o mesmo tamanho
6. Utilizando esse calço, inclina-se os galões.
7. A parte restante da garrafa deve conter tampa, a mesma, será colocada com o auxilio de um barbante no bocal do galão, para que a água seja recebida e comparada.
8. Uma maneira alternativa é utilizar ao invés dos galões uma caixa de madeira, dividida em 3 espaços iguais para a distribuição das amostras de solo, para que o efeito seja observado mais claramente a caixa também deve ser “calçada”.

Realização

9. Se os galões estiverem embaixo de uma torneira, abrir as três e deixar a água cair durante tempo igual.
10. Pode-se utilizar algum tipo de recipiente, colocar água e despejar a mesma quantidade de água nos galões
11.A água será capturada nas garrafas PET e logo após, comparada.

Dicas ao professor:

1-Realização do experimento problematizando o tema com as questões relacionadas à dinâmica da bacia (tipo de cobertura do solo, declividade, mata ciliar, preservação do solo, etc.);
2- Explicar que a água escoada superficialmente carregará não somente as partículas de solo, mas também, muitos elementos não visíveis a olho nu, tais como poluentes, nutrientes, pesticidas, entre outros.
3- Comparar a quantidade de água presente em cada garrafa.
4- Comparar a cor da água coletada nos diferentes tratamentos e a quantidade de solo perdida em cada caso, já que a cor da água é influenciada pelas partículas de solo.
 5-Qual a importância da divulgação desses resultados para a população?correlacionando com os desabamentos de barreiras.



Boa prática!

Mapa conceitual. 




 






 fonte:http://solonaescola.blogspot.com.br
Adaptado por Blogger Porque sou diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário