Acompanhe no passo a passo,como os alunos aprendem e se divertem montando, selecionando e catalogando os textos e reportagens encontrados.
Objetivos:
Incentivar à pesquisa, dinamizar a leitura e escrita.
Material necessário:
- Revistas, jornais, artigos e reportagens científicas;
- Papel A4 ou Ofício;
- Caneta coloridas;
- Lápis de cor;
- Papelão ou cartolina; (para confecçãode pastas)
- Grampeador;
- Cola e Tesoura.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Peça
para que os alunos formem equipes de no máximo cinco integrantes.
Explique que a Hemeroteca física é uma coleção organizada de textos
extraídos do jornal e que eles mesmos podem montar para ficar durante
muito tempo na escola. Não esqueça de incentivá-los informando que esse
tipo de trabalho fará com que eles ganhem uma coleção de textos, e que os
ajudarão em suas futuras pesquisas.
2º PASSO
O
segundo passo é a escolha das matérias a serem recortadas, logo após
a leitura delas. É interessante que os textos selecionados estejam
relacionados a um único tema, por exemplo: novidades da genética, biotecnologia, transgênicos etc. É preciso ter atenção especial para as notícias que estão no
verso da página, logo a escolha dos textos será por prioridade de
interesse. Informe aos alunos que é muito importante um bom recorte
do jornal, para que o leitor possa ter um bom aproveitamento do texto e do
assunto que está contido nele.
3° PASSO
Seleção do tema e registro da
matériaselecionada em planilha com os campos:tema, título, data e
resumo. Nesse momento,os alunos possuem a escolha de falar um pouco do
que o leitor encontrará no texto fixado na Hemeroteca. Peça para
escreverem na capa da pasta, o nome da escola, da biblioteca, o número da
pasta, qual o assunto, e o periódico utilizado.
4º PASSO
O
arquivamento deve ser feito em pastasde papelão confeccionadas
pelos alunos. Essas pastas também podem ser feitas de cartolina, o
importante é deixara criatividade fluir e se divertir comessa montagem.
finalização: Organizando a "feirinha do conhecimento".
A
Hemeroteca pode ser guardada nas bibliotecas, salas de leitura ou de
multimeios e na própria sala de aula e Quando todos os textos estiverem
fixados e identificados com tema, título, data e resumo, o professor pode
junto com as equipes fazer uma revisão final do trabalho ou ainda organizar uma "feira do conhecimento", nesse caso cada grupo poderia ficar responsável pela montagem de uma hemeroteca com um assunto específico, e ao final todas as hemerotecas seriam disponibilizadas para leitura e apresentação.
O professor poderia avaliar o engajamento dos alunos para com o a atividade, a qualidade final dos recortes, a apresentação e posteriormente após a divulgação, organizar uma mesa redonda com os alunos a fim de debater os assuntos apresentados nas hemerotecas.
Boa prática!
Por Jornal e educação / Adaptado por Djenyffer Siqueira
fonte: http://programajornaleeducacao.blogspot.com.br/2011/04/como-montaruma-hemeroteca.html
2 comentários:
Olá Djenyffer Siqueira,
parabéns pela prática.
:)
brigada Mylle!
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