terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prática 16- Montando uma hemeroteca

Boa noite, hoje apresentaremos como construir uma hemeroteca. Hemeroteca vem do grego, heméra, que quer dizer “dia”, e théke, que significa“coleção”. Hemeroteca pode ser entendida como uma seção da biblioteca, onde estão os jornais e revistas, ou seja, refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos.

Acompanhe no passo a passo,como os alunos aprendem e se divertem  montando, selecionando e catalogando os textos e reportagens encontrados. 

Objetivos:
Incentivar à pesquisa, dinamizar a leitura e escrita.


Material necessário:

- Revistas, jornais, artigos e reportagens científicas;
- Papel A4 ou Ofício;
- Caneta coloridas;
- Lápis de cor;
- Papelão ou cartolina; (para confecçãode pastas)
- Grampeador;
- Cola e Tesoura.


DESENVOLVIMENTO


1º PASSO


Peça para que os alunos formem equipes de no máximo cinco integrantes. Explique que a Hemeroteca física é uma coleção organizada de textos extraídos do jornal e que eles mesmos podem montar para ficar durante muito tempo na escola. Não esqueça de incentivá-los informando que esse tipo de trabalho fará com que eles ganhem uma coleção de textos, e que os ajudarão em suas futuras pesquisas.
2º PASSO


O segundo passo é a escolha das matérias a serem recortadas, logo após a leitura delas. É interessante que os textos selecionados estejam relacionados a um único tema, por exemplo:  novidades da genética, biotecnologia, transgênicos etc. É preciso ter atenção especial para as notícias que estão no verso da página, logo a escolha dos textos será por prioridade de interesse. Informe aos alunos que é muito importante um bom recorte do jornal, para que o leitor possa ter um bom aproveitamento do texto e do assunto que está contido nele.
3° PASSO
Seleção do tema e registro da matériaselecionada em planilha com os campos:tema, título, data e resumo. Nesse momento,os alunos possuem a escolha de falar um pouco do que o leitor encontrará no texto fixado na Hemeroteca. Peça para escreverem na capa da pasta, o nome da escola, da biblioteca, o número da pasta, qual o assunto, e o periódico utilizado. 
4º PASSO


O arquivamento deve ser feito em pastasde papelão confeccionadas pelos alunos. Essas pastas também podem ser feitas de cartolina, o importante é deixara criatividade fluir e se divertir comessa montagem.
finalização: Organizando a "feirinha do conhecimento".


A Hemeroteca pode ser guardada nas bibliotecas, salas de leitura ou de multimeios e na própria sala de aula e Quando todos os textos estiverem fixados e identificados com tema, título, data e resumo, o professor pode junto com as equipes fazer uma revisão final do trabalho ou ainda organizar uma "feira do conhecimento", nesse caso cada grupo poderia ficar responsável pela montagem de uma hemeroteca com um assunto específico, e ao final todas as hemerotecas seriam disponibilizadas para leitura e apresentação.
 
O professor poderia avaliar o engajamento dos alunos para com o a atividade,  a qualidade final dos recortes, a apresentação e posteriormente após a divulgação, organizar uma mesa redonda com os alunos a fim de debater os assuntos apresentados nas hemerotecas.

 
Boa prática!








Por Jornal e educação / Adaptado por Djenyffer Siqueira
fonte: http://programajornaleeducacao.blogspot.com.br/2011/04/como-montaruma-hemeroteca.html



 
      






 

2 comentários:

Mylle Matias disse...

Olá Djenyffer Siqueira,

parabéns pela prática.

:)

Porque Sou Diferente disse...

brigada Mylle!

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