quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prática 6- conhecendo o microscópio.

Boa tarde amigos biólogos, leitores, sabemos nós que geralmente o primeiro contato do estudante com o microscópio se dá durante o ensino médio, portanto muitos não sabem manusear o aparelho. Segue então uma prática muito útil a professores que também amam ministrar aulas práticas em laboratórios.

1-Conhecendo o microscópio
 A vista humana não é capaz de perceber objetos com diâmetros inferiores a um décimo
do milímetro (0,1mm ou 100μm). O microscópio óptico é utilizado para a observação
de células vivas ou mortas (preferencialmente após fixação e coloração) cujas medidas
encontram-se abaixo de 0,1mm. Entre elas temos células dos organismos eucariotos,
as bactérias, os ovos de vermes e muitas estruturas dos seres vivos.



Técnica:  preparando letras para serem observadas no microscópio.

1- Cortar um pedaço de jornal de aproximadamente 1cm.
2- Limpar bem uma lâmina e pingar sobre ela com ajuda de um conta-gotas uma gota de água.
3-Sobre a gota colocar o pedaço de jornal e esperar alguns segundos.
5-Se houver gotas de ar pressione levemente com uma lamínula ou uma pinça.

Procedimentos:

Levai a lâmina com a preparação ao microscópio  e observar em menor aumento (100x, sendo 10x na objetivae 10x na ocular).

1. Ligar a fonte luminosa.
2. Colocar a lâmina com a preparação sobre a platina.
3. Olhando pelo lado externo, girar com cuidado o parafuso de focalização de forma a aproximar a objetiva
de 4x o mais perto possível da preparação. (Atenção: Não forçar o parafuso)
4. Olhando pela ocular, girar vagarosamente o parafuso de focalização no sentido inverso até obter uma
imagem nítida da preparação.
5. A seguir, girar o tambor posicionando a objetiva de 10x sobre a preparação e focalizar o material girando
MUITO lentamente o parafuso de focalização, pois o material deverá estar quase em foco. (Atenção para
não aproximar demais a objetiva da lâmina).
6. Para uma ampliação maior (objetiva de 40x), girar o canhão e posicionar a objetiva de 40x sobre a preparação, Girar o parafuso de focalização (MUITO DEVAGAR) até que o material esteja em foco. (Atenção para não forçar a objetiva sobre a lâmina, que pode quebrar).

Após os procedimentos acima ja finalizados, o professor ja poderia iniciar suas atividades em sala de aula, apresentando aos alunos inicialmente lâminas simples e diversificando gradualmente facilitando assim o reconhecimento do estudante para com o manuseio do aparelho.

OBS: Essa experiência é muito importante pra iniciar as atividades em sala de aula, sendo que é muito importante que os alunos recebam instruções de reconhecimento e manuseio de um microscópio antes de tentar visualisar qualquer preparação citológica.

Agora é só aproveitar as aulas práticas.



fonte:http://genoma.ib.usp.br
adaptado por: Djenyffer Siqueira/ Blogger Porque sou diferente.



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