terça-feira, 8 de janeiro de 2013

               Estrutura do DNA




Em abril de 1953, os pesquisadores James Watson e Francis Crick, por meio de uma publicação na revista "Nature", elucidaram a estrutura de uma molécula complexa, comparando-a com uma escada de cordas, modelo dupla hélice. Essa descoberta foi fundamental para o desenvolvimento da biologia molecular nos anos seguintes... 






O DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucleico que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo por sua vez é formado por 3 substâncias:
- Base nitrogenada ( adenina, guanina, citosina, timina)
- Um grupamento fosfato.
- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose.       

       
                                                                                                                 

Os nucleotídeos estão organizados através de ligações que permitem a formação de duas fitas torcidas, modelo dupla hélice, unidas entre si por pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.                                    

                                                                                                                                       
O DNA constitui a formação de nossos genes, estruturas que representam nossas informações genéticas, aquilo que determina coisas como: o tipo de cabelo, estatura, cor da pele e da íris dos olhos, a velocidade de crescimento e etc. Recebemos esses genes de nossos pais e durante a reprodução passamos para nossos filhos, através dos gametas sexuais.

A atuação do DNA, durante nossa vida, ocorre através de sua expressão. Cada gene atua de acordo com as sequências presentes naquela região e induz a produção de um RNA que enviará a mensagem para a síntese de determinada proteína como as enzimas, os anticorpos, os hormônios e outras tantas substâncias fundamentais para nossa subsistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário