sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prática 28- O vácuo

Boa noite, sabemos nós que professores de ciências, principalmente de ensino fundamental , necessita também de um conhecimento em ciências quimicas e físicas , pois os assuntos tratados no ensino fundamental geralmente se correlacionam com essas ciências. Exemplos são o processo de combustão, pressão atmosférica, que geralmente são vistos tanto em física quanto quimica e biologia, pois como citado anteriormente são ciências que se correlacionam. Por essa razão, segue mais uma prática multiciplinar para ser apresentada para os alunos. então, mao na massa!

Objetivo Analisar o comportamento da água num ambiente de vácuo (ausência de ar).
Introdução Nos filmes de super heróis, vê-se eles fazendo manobras radicais no espaço, mesmo fora da atmosfera terrestre, e até mesmo conversando no espaço sideral sem o auxílio de um rádio. Isso é fisicamente impossível, pois, no espaço não existe ar, então dizemos que o espaço é um vácuo. O som só se propaga num meio material, e o mesmo é válido para o fato de um super herói voar, para isso ele teria de ter uma hélice, pois como os aviões, elas aspirariam o ar na frente e lançam-no para trás. Isso é a ação. Já a reação ocorre quando o ar aplica nas hélices uma força para frente. Dessa forma, ocorre movimento dentro da atmosfera terrestre, pois esse sistema não funciona no vácuo.
Material
01 prato raso
01 copo grande ou frasco sem tampa
01 vela
01 caixa de fósforos ou esqueiro
50 mL de água de torneira 
CUIDADO: Esta prática requer atenção do professor e/ou monitor responsável visto eminente RISCO FÍSICO (queimadura).
Procedimento
1) Despeje a água no pires e em seguida coloque a vela;     
2) Acenda a vela;
 

3) Emboque o copo ou frasco sobre a vela acesa;
  
 
 
 
 
Dicas ao professor:
O professor pode fazer seguintes questionamentos:
a) O que é vácuo?
Padrão de Resposta (PR) - A ausência de matéria (sendo no caso deste experimento o ar).

b) Por que a água que estava no prato foi parar dentro do copo?
PR - O fogo queima o ar e gera vácuo, abrindo espaço para a entrada da água no pires – empurrada pela pressão atmosférica ela “sobe” copo acima. 

c) Por que a vela se apagou?
PR - Porque todo o oxigênio do ar necessário a queima (combustão) foi utilizado no ambiente do frasco, extinguindo-se a chama da vela.

Mapa conceitual.






Boa atividade!
fonte:http://guibiologia.blogspot.com.br
Adaptado por blogger Porque sou diferente. 
                                                                                    
  

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