segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prática 19 - Maquete celular

Olá, leitores, hoje temos uma experiência nossa para contar para vocês. Quem nunca construiu uma maquete de células? É quase impossível chegarmos ao ensino médio sem termos passado por essa experiência legal. Nós como graduandos de ciências biológicas-licenciatura, também ja passamos pelo ensino médio e já construímos maquetes, mas hoje vamos apresentar e disponibilizar na íntegra o recurso didático aplicado na escola ulysses Rabello, Recife-PE.

 Essa atividade foi desenvolvida por nós com os alunos do 1G magistério, estava sendo ministrada a aula de estudo das células, e nosso projeto consistiu em três ( 3 ) etapas, foram estas:
- Observação da aula.
-Aplicação de pré-teste.
-Aplicação de pós-teste.

ENTENDENDO O RECURSO.

Durante 2 semanas, observamos a turma, o professor e o modo como o contéudo estava sendo ministrado. Na 3º semana, aplicamos um pré-teste contendo 10 perguntas, importante ressaltar que esse pré-teste não constituia nota AVALIATIVA da disciplina, era somente de carater avaliativo para identificarsmos o nível de entendimento dos alunos em relação ao assunto ministrado.

RESULTADO DO PRÉ-TESTE.

Os resultados NÃO foram satisfatórios, quando questionamos o motivo, tivemos diversas explicações dadas pelos próprios estudantes.

-Aula monótona e cansativa.
- Falta de interesse do professor.
-Falta de interesse dos próprios estudantes.

APLICAÇÃO DO RECURSO.

Na 4º semana, iniciamos com a turma a atividade. Não foi necessário que os mesmos contruíssem a maquete ( porém é de grande vantagem, a construção pelos mesmos). Foram apresentadas Três tipos de células:
- Célula vegetal.
-Célula animal.
-Bacteria.

Porém as células estavam com as estruturas soltas, e existiam cartões com informações a respeito de tais estruturas. Por se tratar de uma turma pequena, a turna não foi dividida em grupos, cada um jogava individualmente. retirava-se um cartão, ao ler o aluno identificava de qual estrutura se tratava e colocava na célula correta, caso não acertasse passava a vez, e assim por diante se desenvolveu o jogo. o vencedor com mais acertos recebeu ao fim uma caixa de bombons.



CONCLUSÕES

Ao fim da aplicação do recurso didático, fizemos a aplicação de um pós-teste para avaliar o nível de entendimento do assunto após a aplicação das maquetes. O pré-teste foi o mesmo usado no pré-teste e o resultado foi extremamete satisfatório. Pelo menos 80% da turma atingio a média usada por nós, média essa igual a 7. Ainda ao final, entregamos um pequeno questionário para identificarmos o que cada aluno acha de práticas pedagógicas como método de ensino e mais uma surpresa, quase 100% da turma concordou que métodos interativos são de extrema importância para desenvolvimento educacional, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

Dessa forma, concordamos e comprovamos que um professor que desenvolve atividades interativas com seus alunos, sempre vai ter maior atenção e um maior engajamento de seus alunos durante suas aulas.
Então professores, MÃO NA MASSA!

 
 


Mapa conceitual.







Por Ana Paula Siqueira; Djenyffer Siqueira; Anne Beatriz/UFPE-2012.
Adaptado por blogger Porque sou diferente.

Obs:  Ficou com contade de desenvolver essa atividade com sua turma? Escreva-nos e te enviaremos todos os dados, discussão, pré-teste, pós- teste e te daremos dicas de como desenvolver a atividade. 
Sinta-se a vontade, aguardamos seu email.
Contato: porque.sou.diferente@gmail.com.br

Um comentário:

Mylle Matias disse...

Olá Grupo 2,

coloquem por favor na postagem como os professores podem ensinar essa prática, visto que se trata de uma das normas dessa primeira avaliação.

Abraços,

#monitoraPLEC

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