Olá,
leitores, hoje temos uma experiência nossa para contar para vocês. Quem
nunca construiu uma maquete de células? É quase impossível chegarmos ao
ensino médio sem termos passado por essa experiência legal. Nós como
graduandos de ciências biológicas-licenciatura, também ja passamos pelo
ensino médio e já construímos maquetes, mas hoje vamos apresentar e
disponibilizar na íntegra o recurso didático aplicado na escola ulysses
Rabello, Recife-PE.
Essa
atividade foi desenvolvida por nós com os alunos do 1G magistério,
estava sendo ministrada a aula de estudo das células, e nosso projeto
consistiu em três ( 3 ) etapas, foram estas:
- Observação da aula.
-Aplicação de pré-teste.
-Aplicação de pós-teste.
ENTENDENDO O RECURSO.
Durante
2 semanas, observamos a turma, o professor e o modo como o contéudo
estava sendo ministrado. Na 3º semana, aplicamos um pré-teste contendo
10 perguntas, importante ressaltar que esse pré-teste não constituia
nota AVALIATIVA da disciplina, era somente de carater avaliativo para
identificarsmos o nível de entendimento dos alunos em relação ao assunto
ministrado.
RESULTADO DO PRÉ-TESTE.
Os
resultados NÃO foram satisfatórios, quando questionamos o motivo,
tivemos diversas explicações dadas pelos próprios estudantes.
-Aula monótona e cansativa.
- Falta de interesse do professor.
-Falta de interesse dos próprios estudantes.
APLICAÇÃO DO RECURSO.
Na
4º semana, iniciamos com a turma a atividade. Não foi necessário que os
mesmos contruíssem a maquete ( porém é de grande vantagem, a construção
pelos mesmos). Foram apresentadas Três tipos de células:
- Célula vegetal.
-Célula animal.
-Bacteria.
Porém
as células estavam com as estruturas soltas, e existiam cartões com
informações a respeito de tais estruturas. Por se tratar de uma turma
pequena, a turna não foi dividida em grupos, cada um jogava
individualmente. retirava-se um cartão, ao ler o aluno identificava de
qual estrutura se tratava e colocava na célula correta, caso não
acertasse passava a vez, e assim por diante se desenvolveu o jogo. o
vencedor com mais acertos recebeu ao fim uma caixa de bombons.
CONCLUSÕES
Ao
fim da aplicação do recurso didático, fizemos a aplicação de um
pós-teste para avaliar o nível de entendimento do assunto após a
aplicação das maquetes. O pré-teste foi o mesmo usado no pré-teste e o
resultado foi extremamete satisfatório. Pelo menos 80% da turma atingio a
média usada por nós, média essa igual a 7. Ainda ao final, entregamos
um pequeno questionário para identificarmos o que cada aluno acha de
práticas pedagógicas como método de ensino e mais uma surpresa, quase
100% da turma concordou que métodos interativos são de extrema
importância para desenvolvimento educacional, aprendizagem e
desenvolvimento de habilidades.
Dessa
forma, concordamos e comprovamos que um professor que desenvolve
atividades interativas com seus alunos, sempre vai ter maior atenção e
um maior engajamento de seus alunos durante suas aulas.
Então professores, MÃO NA MASSA!
Mapa conceitual.
Por Ana Paula Siqueira; Djenyffer Siqueira; Anne Beatriz/UFPE-2012.
Adaptado por blogger Porque sou diferente.
Obs:
Ficou com contade de desenvolver essa atividade com sua turma?
Escreva-nos e te enviaremos todos os dados, discussão, pré-teste, pós-
teste e te daremos dicas de como desenvolver a atividade.
Sinta-se a vontade, aguardamos seu email.
Contato: porque.sou.diferente@gmail.com.br
Um comentário:
Olá Grupo 2,
coloquem por favor na postagem como os professores podem ensinar essa prática, visto que se trata de uma das normas dessa primeira avaliação.
Abraços,
#monitoraPLEC
Postar um comentário